Estudante de arquivologia da UFES, Leandra Fonseca, abre conta em site de financiamento coletivo (crowdfunding) para levantar fundos destinados ao custeio de viagem a evento na Índia, onde seu trabalho foi aprovado para apresentação. A seguir, o resumo do trabalho:

Em uma sociedade regida nas relações de inclusão e exclusão dos acessos à informação e as tecnologias tornaram-se ponto estratégico para o desenvolvimento de uma sociedade plena e democrática. Ser tratado de acesso das pessoas com deficiência, em 2008, a partir da ratificação do acordo da pessoa com deficiência da ONU, o Brasil adotou uma nova postura conceitual incorporando fatores determinantes sociais da situação de deficiência, como graus de acesso a tecnologias e serviços que podem ser um incremento para a condição de deficiência, que o cidadão foi imposta pela sua condição física ou mental. Dentro deste novo contexto, este trabalho trata da acessibilidade das pessoas com deficiência para os arquivos através da perspectiva de que TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) devem ser instrumentos capazes de assegurar à pessoa com deficiência o acesso efectivo à informação através do uso de colecções digitalizadas e do uso de ferramentas que tornam possível a pessoa com deficiência acessar de forma amigável e com total independência os sites de arquivos de acesso público.

“Nossa pesquisa faz uma análise dos sites dos arquivos de acesso público brasileiros, buscando saber se esses disponibilizam ou não as informações arquivísticas de forma amigável ao usuário com deficiência. Em caso de constatação negativa, procuramos saber quais foram os erros mais comuns desses sites.”, completa a estudante.

Esse artigo foi aceito para apresentação no IASA (International Association of Sound and Audiviosual Archives) que é um encontro que já está em sua 43 edição e será realizado na Índia, em outubro desse ano. O IASA é um instituição que atualmente atua vinculada a UNESCO, com o intuito de garantir a preservação da memória contida nos arquivos visuais e audiovisuais mundiais.

Para contribuir com qualquer quantia, acesse o link: http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=155873

Estudante de arquivologia busca apoio coletivo para apresentar trabalho em evento na Índia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.