O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) vai estabelecer padrões, critérios e regras de gestão documental[bb] para a guarda dos arquivos e modernização dos cartórios[bb] de registro de imóveis, principalmente os da Amazônia Legal. De acordo com Marcelo Berthe, juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários, o Conarq vai formar uma comissão para definir normas técnicas de padronização[bb] dos procedimentos para a gestão dos documentos[bb] cartorários.

Na Amazônia Legal, a situação dos cartórios de registro de imóveis é precária. “Falta tudo lá”, comenta Berthe. O acervo de documentos, segundo ele, está em péssimo estado. Será preciso restaurar e conservar os documentos em meio eletrônico, conforme prevê a legislação que instituiu o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

“O que está em papel tem que migrar para meio eletrônico”, explica Marcelo Berthe. A tarefa, segundo ele, vai exigir a criação de um laboratório de restauração de documentos, a contratação de serviços de digitalização[bb] e microfilmagem[bb]. A definição e publicação das normas pelo Arquivo[bb] Nacional é o primeiro passo. Em seguida, virá a padronização dos software, serviços e sistemas de informática a serem usados pelos cartórios. Posteriormente, o CNJ deve baixar resolução tornando as normas válidas para todo o território nacional.

Fonte: Direito do Estado

CONARQ fará normas para documentação de cartórios

3 ideias sobre “CONARQ fará normas para documentação de cartórios

  • 25/08/2011 em 08:59
    Permalink

    Sou Arquivista do cartório de registro . a qui no ceará…..

    Quando sera que vai vale as normas,O que está em papel tem que migrar para meio eletrônico.

    Resposta
  • 25/08/2011 em 09:02
    Permalink

    Sou Arquivista do cartório de registro de imóveis, . a qui no ceará…..

    Quando sera que vai vale as normas,O que está em papel tem que migrar para meio eletrônico.

    Resposta
  • 30/08/2011 em 09:03
    Permalink

    Prezado Fábio Sousa,

    Sobre a sua dúvida em relação as normativas que o CONARQ e CNJ estão elaborando para os cartórios e segundo a participação deste na última reunião tenho a informar-lhe que ainda se está discutindo vários pontos referentes às normativas.

    Acredito que talvez esse ano saia (no modo mais otimista). Senão só ano que ve.

    Att,

    Pedro Neto

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.