Um funcionário do serviço britânico de espionagem Mi6 vendeu uma câmera no site eBay com importantes informações de inteligência. No produto havia por exemplo nomes de suspeitos de terrorismo, revelou o jornal The Sun nesta terça-feira, 30. O Ministério das Relações Exteriores britânico confirmou o caso.
A polícia apreendeu a câmera após ser alertada pelo próprio comprador, disse um porta-voz policial. Funcionários do setor de inteligência investigam o caso. O homem de 28 anos, morador de Briton, comprou a câmera Nikon Coolpix por 17 libras (US$ 31) e descobriu o material secreto quando descarregou imagens após passar um feriado nos Estados Unidos, segundo o jornal. Um documento armazenado na câmera trazia a inscrição “ultra-secreto” e detalhava um sistema para descobrir criptografias usado pelos agentes. O comprador não foi identificado.
Em agosto, um cartão de memória com dados pessoais de mais de 10 mil criminosos reincidentes e 84 mil presos em detenções inglesas foi perdido no Reino Unido. O dispositivo extraviado continha ainda informações da polícia sobre 30 mil pessoas condenadas por diversos crimes por mais de seis vezes neste ano.
Em 2007, o governo confirmou que perdeu nomes e números de contas bancárias de 25 milhões de pessoas beneficiadas pelo serviço social que estavam em dois cds, assim como dados de mais de 7.600 motoristas da Irlanda do Norte. O ministro da Defesa britânico também admitiu no mes passado o roubo ou extravio de 747 computadores portáteis com informações do Ministério nos últimos quatro anos. Além disso, o governo perdeu também documentos confidenciais encontrados em vários trens britânicos, inclusive com informações sobre a Al-Qaeda e a guerra no Iraque.
Fonte: Estadão
E é o Mi-6… James Bond morreria de vergonha…