O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, apresenta durante o mês de maio, a Exposição Fotográfica referente à 4ª Festa Estadual do Milho (1940) e a 3ª Festa Nacional do Trigo (1953), realizadas no município de Erechim.
De acordo com a Diretora do Arquivo Simone Zago, conhecer o passado da população e como elas se relacionavam com o mundo foi o objetivo dos alunos do Curso de História da URI Campus de Erechim, turma 2006, que dispondo do material disponível no Arquivo Municipal montou uma série de murais que contam uma parte de nossa história. “As fotografias em exposição mostram a importância do cultivo das variedades para a economia da região, além de serem retratadas as personalidades que fizeram parte da história do município”.
Além de demonstrar quais foram os resultados das feiras acima mencionadas para as pessoas da época, a exposição objetiva integrar a população com sua história contada a partir de fotografias e textos que relacionarão os principais temas do cotidiano com a realidade vivida no município nas décadas de 40 e 50.
Nesse sentido o Arquivo Histórico desempenha um papel importantíssimo no trato e preservação do passado histórico da região. Sempre dispondo de materiais indispensáveis para a compreensão da realidade vivenciada. Ali a população poderá encontrar fontes primárias, documentos originais e fotocópias que auxiliaram na elaboração da temática de forma a mobilizar os acadêmicos em torno de uma prática de resgate e divulgação dos fatos que marcaram a cidade Erechim.
O Arquivo Histórico atende de segunda a sexta-Feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 22h, estando localizado ao lado da Biblioteca Municipal, no centro de Erechim.
Fonte: ClickErechim
gostaria que me enviassem a copia do certificado do ganhador da terceira festa nacional do trigo que aconteceu em 1953 obrigado
Olá Kelly,
O Portal do Arquivista apenas publica notícias, não tendo qualquer vínculo com as instituições ou eventos citados
Abraço,
Ricardo
Gostaria de receber a biografia de João Batiston. (nome de rua do Bairro Agrícola)
Obrigada pela atenção.
Wileda
Estou escrevendo com a finalidade de saber como estaõ os erechinenses que visitam regularmente este Arquivo , que para nós da familia Illa Font nos honra muito, pois sabemos que nosso Juarez Miguel tinha uma amor muito grande por esta terrra taõ querida a qual muito se identificou, alguns problemas de saúde na familia nos impediram de visitar regularmente esta cidade ,a mãe esposa do Juarez e nossa mãe teve um AVC e dedicamos um cuidado especial por ela que está com 85 anos, pouco temos acompanhado a evoluçaõ do Arquivo mas sabemos sempre que a instituiçaõ está sempre em boas maõs, desejamos muito sucesso e progresso para esta diretoria, abraços june