A Câmara Municipal de Évora/Divisão de Assuntos Culturais, através do Arquivo Fotográfico, retoma em 2008 os “Serões Fotográficos”, uma atividade que iniciou no ano passado com o objetivo de promover a fotografia em geral e divulgar o acervo do Arquivo em particular. O primeiro encontro tem lugar já no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 21:30, no Salão Nobre dos Paços do Conselho.

Esta nova temporada dos “Serões Fotográficos” vai ter um encontro por mês, cada um deles centrado numa fotografia em particular, pertencente ao espólio do Arquivo Fotográfico Municipal, a qual dará azo a uma tertúlia em torno das várias leituras que a mesma poderá comportar, de acordo com as reflexões e analogias que os participantes possam estabelecer. As tertúlias terão a participação de convidados especializados das mais variadas áreas, sempre de acordo com a temática da fotografia.

O local de realização destes encontros passará a ser itinerante, subordinando-se a sua localização à temática da fotografia escolhida. Este modelo de mobilidade permitirá aproximar o Arquivo Fotográfico Municipal a diferentes associações e instituições locais, criando novas sinergias de cooperação e envolvendo públicos diversificados, sensibilizando-os para a importância da preservação do nosso patrimônio fotográfico.

A primeira tertúlia será dedicada a uma fotografia de um grupo de senhoras eborenses que bordaram a primeira bandeira da República em 1910, que certamente conduzirá o público participante a dissertar sobre as temáticas: mulheres e a república e as elites eborenses. A convidada desta sessão será a Dr.ª Maria Ana Bernardo, docente da Universidade de Évora e investigadora do CIDEHUS Todos os Serões contarão ainda com um momento de animação surpresa, que poderá passar pela música, ou mesmo pela representação teatral.

Fonte: Jornal das Freguesias

Serões de convívio em torno da fotografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.