O cenário é de deserto. Salas vazias, poucos funcionários trabalhando, no entanto, no primeiro andar do prédio da Secretaria de Administração, Regina Sousa, a dama de ferro ou a “xerife” como batizou o governador Wellington Dias (PT), não deixa de dá expediente nem na véspera do feriadão.
Com a porta do gabinete entreaberta, a equipe do Cidadeverde.com não pediu nem licença e aproveitou a oportunidade para flagrar a secretária fazendo uma faxina em seu gabinete. Ao vê a equipe do site, a reação dela é imediata: “Vocês já me encontraram aqui?”. Ignorando, o questionamento a equipe foi iniciado a entrevista.
Regina Sousa estava sentada em um canto da sala com uma pilha de papéis em que rasgava um a um. “são papéis que não servem mais para nada”, disse.
Ela conta que um dos objetivos em 2008 é criar o primeiro Arquivo Geral do Estado. “Sabe aquela pilha de papel que ninguém sabe onde guardar ou que ficam em porão do centro administrativo, será digitalizado e guardado no arquivo geral”, informou Regina.
São ofícios, decretos e documentos pessoais dos servidores que serão microfilmados e arquivados em um lugar seguro. “A idéia é pegar uma parte do almoxarifado da educação no Dirceu para montar o arquivo geral”. Regina Sousa disse que em 2008 será o “ano da gestão de documentos” e “em 2007, os documentos me venceram, mas agora eu quero vencer os documentos”, garantiu a secretária.
Regina destacou que 2007 foi um ano difícil e que espera “menos confusão” em 2008. Ela disse que não gosta de passar o reveillon no litoral “pois acaba despachando na praia”, já que as pessoas ficam perguntando por processos e demandas na Secretaria. “Então, acho que vou ficar aqui em Teresina ou vou para um lugar que ninguém me conheça”, brincou Regina Sousa.
Fonte: Cidade Verde